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sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Resumo Cap. 6. SAUTCHUK, I. Prática de Morfossintaxe. São Paulo. Manole, 2010.


ESTUDO SINTÁTICO DO PERÍODO COMPOSTO

    Como já visto nos capítulos anteriores do livro de Sautchuk nada na língua funciona sozinho, como tudo na língua em uso, temos uma dependência de dois ou mais elementos linguísticos para que seja possível a formação de uma unidade significativa ou comunicativa. Essas unidades são postas em hierarquia, ou seja, da menor parte da palavra (morfema) a parte mais significativa (o texto), essa hierarquização  das unidades linguísticas recebe o nome de Hierarquia Gramatical.

Morfema - palavra - sintagma - oração (período) - texto


    Nesse capítulo do livro de Sautchuk será abordado as relações que ocorrem no período composto, mas só para relembrar o período simples é aquele formado por uma único verbo, no texto escrito, é delimitada por uma letra inicial maiúscula e por um sinal de pontuação, que deve ser um ponto - final ou de um sinal de interrogação, exclamação ou reticências. O período composto, assunto principal desse capítulo, é aquele possuí dois ou mais verbos  formando assim, o período composto.  Este pode ser articulado por dois processos: a coordenação e a subordinação.
   O processo de coordenação, significa que as orações se sucedem igualitariamente sem que uma dependa sintaticamente das outras. Já no processo de subordinação as orações dependem uma das outras, e há nessas orações subordinadas informações que irão conter uma ideia mais relevante que outras, chamada de ORAÇÃO PRINCIPAL.

Período composto por coordenação

    No período composto por coordenação, há uma independência entre as orações pelo fato delas apresentarem-se completas, isto é, terem todos os termos sintáticos previstos na relação predicativa (ao contrário das orações complexas ou período composto por subordinação). As orações independentes vêm ligadas pelas conjunções coordenativas ou estão simplesmente justapostas, isto é, sem conectivo que as enlace.

Exemplo: "Agachou - se,/apanhou uma pedra/e atirou-a''
                                                            (Fernando Sabino)


  Há também no período composto por coordenação, orações assindéticas que são aquelas que não se iniciam por conjunções.

Exemplo:  "Inclinei - me, apanhei o embrulho e segui."
                                                    (Machado de Assis)
  • Inclinei - me: oração coordenada assindética
  • apanhei o embrulho: oração coordenada assindética
  • e segui: oração coordenada sindética aditiva 

Período composto por subordinação


    O período composto por subordinação é também visto como uma oração e/ou sintagma complexo, como define Perini (2005, p.148):

  Chamaremos sintagma complexo um sintagma que encerra, como um de seus constituintes imediatos ou mediatos, uma oração.

   Se retomarmos o conceito de oração e seus constituintes que vimos no estudo do período simples, verificaremos que em um período desse tipo as orações que correspondem às subordinadas exercem funções dos sintagmas representados por substantivos, adjetivos e advérbios.

    Nesse sentido, afirma Perini (2005, p.149):

   Em princípio, um sintagma complexo pode ocupar as mesmas funções que um sintagma simples da mesma classe. (...) Assim, um SN simples pode ser sujeito, objeto direto etc., e um SN complexo pode desempenhar exatamente as mesmas funções.

  Assim, a partir dessa noção de sintagma, podemos relacionar os grupos de orações subordinadas às funções dos sintagmas que representam. As orações substantivas têm funções exercidas pelo sintagma nominal, as adjetivas pelo sintagma adjetival e as adverbiais pelo sintagma adverbial.


 CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS

   As orações subordinadas classificam-se, de acordo com seu valor ou função, em substantivas, adjetivas e adverbiais.
  • Substantivas- têm valor e as funções próprias de do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, etc.).
  • Adjetivas - têm o valor e função do adjetivo (adjunto adnominal).
  • Adverbiais - têm o valor e função dos advérbios (adjunto adverbial)
   Quanto à forma, as orações subordinadas podem apresentar- se desenvolvidas ou reduzidas:

  Exemplo: Peço - lhes que voltem aqui amanhã. (desenvolvida)
                  Peço - lhes voltarem aqui amanhã.  (reduzida)

    Quanto à conexão, as orações subordinadas desenvolvidas podem ser:

a) assindéticas, isto é, com conectivo (elemento de ligação)

Exemplo: Os caiapós se revoltarão, se lhes invadirmos as terras.

b) assindéticas ou justapostas, isto é, sem conectivo.

Exemplo: Ignoro quantas reses há nesta fazenda.  


ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

     Compreendem sete espécies:

  • Subjetivas - funcionam como sujeito do verbo da oração principal:
Exemplo:É necessário [que você colabore]. = [Sua colaboração] é necessária.
  • Objetivas diretas - funcionam como objeto direto do verbo da oração principal:
Exemplo: O mestre exigia [que todos estivessem presentes]. = O mestre exigia [a presença de todos.]

  • Objetivas indiretas - funcionam como objeto indireto.
Exemplo: Não me oponho [a que você viaje]. = Não me oponho [à sua viagem].
  • Predicativas  - exercem a função de predicativo do sujeito.
Exemplo: Seu receio era [que chovesse]. = Seu receio era [a chuva].
  • Completivas nominais - têm a função de complemento nominal de um substantivo ou adjetivo da oração principal.
Exemplo: Sou favorável [a que o prendam]. = Sou favorável [à prisão dele.]
  • Apositivas - servem de aposto.
Exemplo: Só desejo uma coisa: [que vivam felizes]. = [a sua felicidade].

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS 

    São introduzidos, geralmente, pelos pronomes relativos e referem - se a um termo antecedente, que pode ser um substantivo ou pronome.
    Há dois tipos de orações subordinadas adjetivas: explicativas e restritivas.

  • Explicativas - explicam ou esclarecem, à maneira de aposto, o termo antecedente, atribuindo - lhe uma qualidade que lhe é inerente ou acrescentando - lhe uma informação.
Exemplo: Deus, que é nosso pai, nos salvará.

  • Restritiva - restringem ou limitam a significação do termo antecedente, sendo indispensáveis ao sentido da frase.
Exemplo: Pedra que rola não cria limo.


ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

   As orações subordinadas adverbiais classificam - se de acordo com as conjunções que as introduzem. Portanto, podem ser:


  • Causais  - exprimem causa, motivo, razão.
Exemplo: O tambor soa porque é oco.
  • Comparativas - representam o segundo termo de uma comparação.
  • Concessivas - exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposição ao da oração principal.
  • Condicionais -  exprimem condição, hipótese.
  • Conformativas - exprimem acordo ou conformidade de um fato com outro.
  • Consecutivas - exprimem uma consequência, um efeito ou resultado.
  • Finais - exprimem finalidade, objetivo.
  • Proporcionais - denotam proporcionalidade.
  • Temporais - indicam o tempo em que se realiza o fato expresso na oração principal.
  • Modais - exprimem modo, maneira.

ORAÇÕES REDUZIDAS

    Oração reduzida é a que se apresenta sem conectivo e com o verbo numa forma nominal.
    Há três tipos de orações reduzidas:
a) de infinitivo;
b) de gerúndio;
c) de particípio.

PARALELISMO SINTÁTICO: É um mecanismo de construção de enunciados que permite não só melhorar a clareza da expressão escrita, como também acrescentar a ela um toque de pura elegância. 


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