RESUMO DO CAPITULO 6 DO LIVRO:
POR UM NOVO ENSINO DE GRAMÁTICA: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR - LÍNGUA PORTUGUESA. (ELÍSIA PAIXÃO DE CAMPOS)
Neste capitulo falaremos de forma resumida ao nosso ver, as mesmas orientações dadas ao longo deste livro. Algumas sugestões que demonstram como é possível trabalhar de modo intensivo o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos até mesmo quando o objetivo pratico usado é simples como por exemplo: marcar com um acento grave o que na escrita, representa a coerência de uma crase, isto é a junção de dois diferentes na sequência da frase.O professor deve trabalhar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos e também ajuda os alunos a desenvolver a sua capacidade de reflexão.
Procedimentos de aprendizagem da crase: A crase é uma parte da gramatica em que muitas vezes se tem dificuldade. Uma maneira eficiente que mostra que os alunos realmente possam aprender sobre a crase é usar o conteúdo: crase, desenvolvendo processo de ensino aprendizagem isto é em etapas gradativas, onde no primeiro momento se retome os conhecimentos que os alunos já possuem sobre as classes gramaticais e identificar que características eles atribuem ao artigo é a proposição.
Para isso pode-se aproveitar momentos de leitura de textos ou de revisão da escrita para distinguir vários tipos de artigo, preposição e pronome pessoal,verificando como se comportam dentro do texto. Depois de ter levantando os conhecimentos que os alunos tem sobre o assunto onde o professor pode dar frases para os alunos analisarem como: "Fomos para o clube ontem pela manhã."
Antes de ter a sua atenção voltada para a sequência das preposições e artigos, os alunos podem ser rapidamente questionados a respeito do que cada palavra faz nessa frase e de como relacionam umas com as outras. Assim se uma sequência como: "Ontem fomos, pela manhã,para o clube" é possível, outra sequência como: "para ontem clube o pela fomos manha" essa segunda sequência não constitui uma frase da língua portuguesa, embora haja nela as mesmas palavras e em segundo lugar as informações básicas que compõem a estrutura da frase. Depois disso é hora dos alunos entenderem o que é crase ,o professor pode, a esta altura do estudo o propor para os seus alunos várias frases onde eles possam identificar e tomar conhecimento que todo craseado representa o encontro, ou a junção, de uma preposição com um artigo. O objetivo agora é que os alunos analisem outras ocorrências do craseado em diferentes textos, para verificar se a situação anteriormente observada sempre se repete. O professor pode propor então que individualmente ou em duplas os alunos redijam uma definição para o á. Pode se pedir ainda que completem a frase:crase é ...
O professor pode ainda ler as definições propostas e comentá-las com o grupo e pedir também outra questão. Por exemplo qual é a função do acento grave sobre o a?
Mais tarde quando um conhecimento de base já tiver incorporado á escrita e a reflexão dos alunos,pode-se aprofundar a discussão sobre o emprego da crase apresentando casos especias para consideração. Depois de todo esse aprendizado podemos dizer que utilizamos diariamente a língua portuguesa falada e escrita para suprir as nossas necessidades de comunicação isso se dá porque nós temos um conhecimento muito grande a respeito da língua que falamos e nada nela escapa a nossa capacidade de utilização e entendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário