Capítulo 5
No capítulo 5 estudaremos as relações sintáticas de coordenação e subordinação.
As
relações sintáticas de coordenação e subordinação
Para que o aluno possa compreender as relações sintáticas
de coordenação e subordinação, o professor deve ensinar:
a) Os dois processos não acontecem apenas entre orações, eles
também existem entre os sintagmas.
b) As orações subordinadas são constituintes de outra
oração.
c) Elas correspondem a substantivos, adjetivos e
advérbios.
Assim, a coordenação é uma relação entre dois ou mais termos,
e um se liga ao outro.
A subordinação é uma relação de constituintes que
desempenham papéis diferentes, um se liga ao outro por dependência.
Oração
subordinada
Uma oração contém vários termos cada um com uma função, a
básica é a do verbo, as outras vão se constituindo a partir dele.
Quando uma oração desempenha uma função sintática dentro
de outra maior, é uma oração subordinada.
As
orações subordinadas adjetivas
Pode-se começar a explicação para os alunos mostrando o
que é uma oração adjetiva, usando exemplos que contenham papel sintático.
1-O filhote desaparecido nasceu há 15 dias.
2-O prefeito recebe uma doação surpreendente!
Leve os alunos a se concentrarem aos adjetivos propondo
uma substituição por outras palavras.
(1)-O filhote desaparecido
-O filhote desapareceu
(2)-Uma doação surpreendente
-Uma doação que surpreendeu
As
orações subordinadas adverbiais
As orações adverbiais são as que dão melhores
possibilidades para se pensar sobre relações semânticas.
Essas orações estão ligadas a advérbios e locuções
adverbiais, elementos linguísticos que têm funções consideradas acessórios na
oração e não se constituem de sua estrutura básica nuclear.
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