RESENHA DO CAPÍTULO 3 DO LIVRO:
POR UM NOVO ENSINO DE GRAMÁTICA: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR - LÍNGUA PORTUGUESA. (ELÍSIA PAIXÃO DE CAMPOS)
As palavras existente em qualquer língua são agrupadas em várias classes, conforme suas funções e semelhanças. A separação das classes gramaticais se deve a necessidade de se organizar. E aprender a classificar as palavras, não tem apenas a finalidade mais imediata de desenvolver a capacidade de perceber a diferença e a semelhança entre suas unidades lexicais. Para classificarmos as palavras, temos três critérios ou pontos de vistas nos quais classificação gramatical das palavras se baseia em:
FORMA - FUNÇÃO – SENTINDO
- Forma: Define-se os elementos estruturais que vierem a compor e decompor paradigmaticamente entre as palavras.
- Função: Conforme a posição ocupada no eixo sintagmático.
- Sentido: Depreende-se da relação de ambas as coisas.
VARIÁVEIS - Substantivo -Adjetivo - Pronome
- Artigo - Numeral - Verbo
INVARIÁVEIS - Advérbio - Preposição
- Conjunção - Interjeição
Observação: O advérbio só apresenta as flexões de grau em casos muitos limitados, motivos pelo qual se costuma incluí-lo entre classes variáveis. Entre essas classes de palavras que são invariáveis e variáveis temos, dois tipos de inventário: o aberto e o fechado.
O inventário aberto nomeia os vocábulos, e é composto por : substantivo, adjetivo e verbo, a qual chamamos de lexemas (morfema lexical). E o inventário fechado relaciona os vocábulos, e é composto por: preposição, numeral, artigo, conjunção, interjeição, pronome, e finalizando advérbio, o qual chamamos de gramema(morfema gramatical). Assim, como tudo tem uma certa hierarquia, a gramática também tem a sua e ela está posta da seguinte forma:
MORFEMA – VOCÁBULO – SINTAGMA – FRASE – TEXTO
Agora que fizemos uma boa introdução, iremos definir as principais classes gramaticais:
- Substantivo: É a palavra que denomina os seres, seja eles animados ou inanimados, real ou imaginário, concreto ou abstrato. Os substantivos são subdivididos em:
→ Concreto: Nomeia o ser de natureza independente.
Ex: mar – bosque – escola – pássaro
→ Abstrato: Nomeia ação, estado, qualidade, sensação, ou sentimento e todos os outros seres que não tem existência independente de outros.
Ex: amor – bondade – perdão – felicidade
→ Próprio: Nomeia o ser particularmente, dentro de uma espécie.
Ex: Rio de Janeiro – Pedro – Praça dos Três Poderes – Palácio das Esmeraldas
→ Comum: Nomeia o ser genericamente, como pertencente a uma determinada classe.
Ex: livro – mesa – carro
→ Primitivo: É o que está encabeçando uma série de palavras da mesma família etimológica; não se origina de outro nome.
Ex: terra – folha – ferro
→ Derivado: É aquele que origina-se de um primitivo
Ex: terra - terreiro
folha - folhagem
ferro - ferradura
Ex: terra - terreiro
folha - folhagem
ferro - ferradura
→ Simples: O que apresente apenas um radical.
Ex: Vidro, pedra, panela
Ex: Vidro, pedra, panela
→ Composto: É aquele que apresente mais de um radical.
Ex: Pôr - do - sol
→ Coletivo: É aquele que mesmo sua forma sendo plural, indica pluralidade
Ex: cardume - feixe – constelação - ramalhete
- Artigo: classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os.
Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.
- Adjetivos: Classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos.
Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sábio, triste, amarelo, etc.
- Pronome: Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso.
Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, nós, mim, te, eles, etc.
- Verbo: palavras que expressam ações ou estados.
Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.
- Advérbio: palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os.
Exemplo: não, muito, constantemente, sempre, etc.
- Numeral: Como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem.
Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc.
- Preposição: Palavras que servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.
Exemplo: em, de, para, por, etc.
- Conjunção: São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação.
Exemplo: porém, e, contudo, portanto, mas, que, etc.
- Interjeição: Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeições como palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito.
Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!
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