Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Regência Verbal


TERMO REGENTE: VERBO

     A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).
   O estudo da regência verbal permite-nos ampliar nossa capacidade expressiva, pois oferece oportunidade de conhecermos as diversas significações que um verbo pode assumir com a simples mudança ou retirada de uma preposição. Observe:


A mãe agrada o filho. -> agradar significa acariciar. 

A mãe agrada ao filho. -> agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer.


Logo, conclui-se que "agradar alguém" é diferente de "agradar a alguém".



Saiba que: O conhecimento do uso adequado das preposições é um dos aspectos fundamentais do estudo da regência verbal (e também nominal). As preposições são capazes de modificar completamente o sentido do que se está sendo dito. Veja os exemplos: 


Cheguei ao metrô. 

Cheguei no metrô. 


    No primeiro caso, o metrô é o lugar a que vou; no segundo caso, é o meio de transporte por mim utilizado. A oração "Cheguei no metrô", popularmente usada a fim de indicar o lugar a que se vai, possui, no padrão culto da língua, sentido diferente. Aliás, é muito comum existirem divergências entre a regência coloquial, cotidiana de alguns verbos, e a regência culta.


   Para estudar a regência verbal, agruparemos os verbos de acordo com sua transitividade. A transitividade, porém, não é um fato absoluto: um mesmo verbo pode atuar de diferentes formas em frases distintas. 

Erros de Regência Verbal, exemplos:


Reparem que há, na charge acima, um erro clássico de regência incluindo o verbo “chegar”. Esse verbo exige a preposição A, na indicação de destino e não EM, como muitos utilizam.
Vejam as construções a seguir:
Os brasileiros chegam a um destino incerto. (CORRETO)
Os brasileiros chegam em um destino incerto. (INCORRETO)


Geraldo assistiu o filme 
Geraldo assistiu ao filme 


   Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo "assistir" exige preposição "a":

      Geraldo assistiu ao filme

   Portanto, o verbo "assistir" exige preposição "a" quando tem o sentido de "ver", "olhar". Isso que é Regência Verbal: decorar uma lista de verbos e ver o que eles exigem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário