Páginas

domingo, 16 de outubro de 2016

Hermínio Sargentim na Jornada de Letras

"Ao escrever, o seu hoje, que amanhã será passado, continuará presente." (Hermínio Sargentim)

Nós, estudantes de Letras da Universidade Paulista UNIP, fomos agraciados e honrados com a presença de um dos nomes mais marcantes da Gramática Brasileira: Hermínio Sargentim.
Este emocionante encontro foi marcado com o embate da antiga com a nova geração de gramáticos e literários do Brasil. Entre textos cômicos e versos de tirar o fôlego, Sargentim encantou os ouvidos e o olhar dos estudantes e corpo docente presentes.
Durante toda a palestra. fomos convidados a conhecer um pouco mais da escrita e, por meio desta, conhecer um pouco mais de nós mesmos. Enquanto assistíamos atentamente ao telão, nos deparamos com críticas sociais e versos românticos e puros.

Foi uma noite marcante, encantadora e imensamente rica.

Se vocês, assim como eu, não conheciam as obras e/ou o autor, seguem alguns conteúdos importantes para que se encantem e se apaixonem ainda mais pela Gramática e por esse excelente autor.

Biografia

Professor e escritor. Nasceu em 1946, na cidade de Barra Bonita, interior de São Paulo. Passou sua infância, correndo entre os cafezais das terras roxas de Ibiporã, no norte do Paraná. Como seminarista, cursou o Ensino Fundamental, Ensino Médio e parte do Curso de Filosofia no Colégio Pio X em Assis.
Estudou Letras Clássicas na USP/SP. Aos vinte anos, iniciou sua atividade como professor na Escola Estadual Dr. José Fornari em São Bernardo do Campo. Lecionou em cursos preparatórios para o vestibular. Em 1974, publicou a obra que o projetou nacionalmente: Atividades de Comunicação em Língua Portuguesa, uma coleção destinada ao Ensino Fundamental. Em 1976, começou uma pesquisa em produção de textos no Ensino Fundamental, que serviu de base para a produção de sua segunda coleção: Montagem e Desmontagem de textos. De 1981 a 1984, participou na TV Cultura do programa “Qual é o Grilo?” Prestou assessoria pedagógica em escolas da rede particular, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador. Em 1986, lançou as Pastas de Redação, uma coleção de13 obras destinadas à produção de textos nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, que se tornaram nessa década referência para o ensino da escrita.
Realizou também, nesse período, uma sequência de cursos sobre o Ensino de Produção de textos, atendendo a mais de cinquenta mil professores em todo o país. Nos anos seguintes, publicou Gramática Mágica, para as séries iniciais do Ensino Fundamental, Gramática Básica, para as séries intermediárias e Gramática Didática para as séries terminais do Ensino Fundamental. No início da década de 90, publicou ainda a coleção A História do Sentimento na Literatura. Com base na metodologia proposta para a produção de textos, produziu um vídeo destinado a professores do Ensino Fundamental. Foi um dos fundadores da ABRALE -Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos. Publicou, em 2009,pela editora IBEP a coleção Cadernos de Gramática, obra destinada ao Fundamental 1 e pela editora Nacional a coleção Linguagens e Textos, obra destinada ao Fundamental 2. É fundador e editor de Ateliê da Escrita, uma editora destinada a publicações de obras relacionadas ao ensino da leitura e da escrita. Por essa editora, publicou Jogos de alfabetização linguística e Jogos de produção de textos. Em 2012, lançou a coleção Oficina de escritores, um conjunto de 11 obras destinas ao Ensino Infantil (2 volumes), ao Ensino Fundamental I (5 volumes) e ao Ensino Fundamental II (4 volumes). Está preparando para o próximo ano o lançamento de Oficina de Escritores para o Ensino Médio (2 volumes: Narrativa e Dissertação).

Fonte: http://www.sargentim.com.br/sobre.htm

Obras publicadas: http://www.sargentim.com.br/obras.htm

Onde adquirir as obras: http://busca.saraiva.com.br/q/herminio-sargentim

Nenhum comentário:

Postar um comentário