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quinta-feira, 22 de setembro de 2016

POR UM NOVO ENSINO DE GRAMÁTICA: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR - LÍNGUA PORTUGUESA. (ELÍSIA PAIXÃO DE CAMPOS)



INTRODUÇÃO

   A introdução dá indícios de a autora buscar trabalhar o ensino da gramática, e de como aplicar aos alunos, falando de seus respectivos capítulos, mas com foco na maneira de como ensinar a gramática.
     A importância de um texto (e não apenas uma frase) para dar contexto ao conteúdo gramatical estudado. Com a gramática normativa precisa ser trabalhada em sua totalidade (sem separações de funções e/ou conteúdos). 
    Também a importância de dar referencias linguísticas ao uso social da gramática. Para assim poder trabalhar a normativa em sua função escrita e oral para fixação.

CAPÍTULO 1: O ENSINO - APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA

     A primeira parte do capítulo 1 fala sobre o conhecimento social linguístico que o falante possuí, e que a escola deve desenvolver essa habilidade do aluno, que é o uso adequado da língua as diferentes situações, para interação com os outros (Luíz Travaglia).
    O problema no ensino da gramática está na metodologia de repetição mecânica de informações, e alheia ao uso que os falantes fazem da língua.
    Mas devemos entender que trabalhar a gramática, tem uma importância que não é pequena, porque ajuda o aluno a desenvolver uma capacidade cognitiva se o estudo da gramática for bem organizado.


1.1 - OBJETIVOS DO ENSINO DA GRAMÁTICA

      Esses objetivos geralmente assumidos como principais são três: um de ordem prática, outro de ordem cultural e desenvolvedor e outro de habilidade cognitiva.
      O primeiro de ordem prática, deve aprimorar a competência do aluno no uso da língua nas modalidades oral e escrita e pode ser aprendido através das noções de nomes (ou substantivos)  comuns e próprios para orientar no uso das letras maísculas e minúsculas na escrita. 
     O segundo deve propiciar conhecimentos a respeito de um dos elementos formadores de identidade cultural do brasileiro, a língua portuguesa.  Língua como sistema histórico.
   E o terceiro é para desenvolver habilidades cognitivas do aluno (apropriação de conhecimentos) pela reflexão. O estudo da gramática pode ser um instrumento para exercitar o raciocínio e a observação.

1.2 - O PROFESSOR, AGENTE DE TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO 
      
     O professor deve saber primeiro da sua importância como agente de transformação, pois sua atuação é determinante para o sucesso de ensino.
    O professor também precisa respeitar a imagem do aluno, com quem convive e deve ensinar o português.
     Para que o diálogo entre ensino (professor) e aprendizagem (aluno) seja produtivo, é preciso boa vontade do aluno, ouvindo - o atentamente.
   E no espaço de interlocução, do pensamento em conjunto, que se assegura a aprendizagem.  

1.3 - CONCEPÇÕES SOBRE A LÍNGUA E LINGUAGEM

    Língua é usada para designar o sistema que, constituído por palavras, expressões e regras que combinam essas unidades em frases e textos é utilizado por um povo como seu principal meio de comunicação.
     Linguagem, por sua vez, é usada para indicar a faculdade humana de utilizar signos para expressar ideias, sentimentos e percepções. Linguagem verbal, musical, e de sinais por exemplo. 

1.4 - CONCEPÇÕES SOBRE  A GRAMÁTICA
       
      O termo "gramática", como tem sido destacado por diversos autores, é polissêmico. "É um conjunto de regras que presidem o funcionamento da língua".
      "Seu objetivo nesse caso, é apresentar um registro geral das regras que são realmente seguidas pelos falantes". 
       "Numa terceira concepção, o conjunto de regras pode se referir à descrição do conhecimento que o falante tem da língua e a gramática, neste caso, é chamada de internalizada, normativa, descritiva e internalizada.

1.5 - CARACTERÍSTICAS DO ENSINO DA GRAMÁTICA
    
      Ele deve levar em conta a relação com as outras variedades, tanto orais como escritas da língua.
      O erro é inadequado para se referir a qualquer variedade linguística.

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