POR UM NOVO ENSINO DE GRAMÁTICA: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR - LÍNGUA PORTUGUESA. (ELÍSIA PAIXÃO DE CAMPOS)
INTRODUÇÃO
A introdução dá indícios de a autora buscar trabalhar o ensino da gramática, e de como aplicar aos alunos, falando de seus respectivos capítulos, mas com foco na maneira de como ensinar a gramática.
A importância de um texto (e não apenas uma frase) para dar contexto ao conteúdo gramatical estudado. Com a gramática normativa precisa ser trabalhada em sua totalidade (sem separações de funções e/ou conteúdos).
Também a importância de dar referencias linguísticas ao uso social da gramática. Para assim poder trabalhar a normativa em sua função escrita e oral para fixação.
CAPÍTULO 1: O ENSINO - APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA
A primeira parte do capítulo 1 fala sobre o conhecimento social linguístico que o falante possuí, e que a escola deve desenvolver essa habilidade do aluno, que é o uso adequado da língua as diferentes situações, para interação com os outros (Luíz Travaglia).
O problema no ensino da gramática está na metodologia de repetição mecânica de informações, e alheia ao uso que os falantes fazem da língua.
Mas devemos entender que trabalhar a gramática, tem uma importância que não é pequena, porque ajuda o aluno a desenvolver uma capacidade cognitiva se o estudo da gramática for bem organizado.
1.1 - OBJETIVOS DO ENSINO DA GRAMÁTICA
Esses objetivos geralmente assumidos como principais são três: um de ordem prática, outro de ordem cultural e desenvolvedor e outro de habilidade cognitiva.
O primeiro de ordem prática, deve aprimorar a competência do aluno no uso da língua nas modalidades oral e escrita e pode ser aprendido através das noções de nomes (ou substantivos) comuns e próprios para orientar no uso das letras maísculas e minúsculas na escrita.
O segundo deve propiciar conhecimentos a respeito de um dos elementos formadores de identidade cultural do brasileiro, a língua portuguesa. Língua como sistema histórico.
E o terceiro é para desenvolver habilidades cognitivas do aluno (apropriação de conhecimentos) pela reflexão. O estudo da gramática pode ser um instrumento para exercitar o raciocínio e a observação.
O professor deve saber primeiro da sua importância como agente de transformação, pois sua atuação é determinante para o sucesso de ensino.
O professor também precisa respeitar a imagem do aluno, com quem convive e deve ensinar o português.
Para que o diálogo entre ensino (professor) e aprendizagem (aluno) seja produtivo, é preciso boa vontade do aluno, ouvindo - o atentamente.
E no espaço de interlocução, do pensamento em conjunto, que se assegura a aprendizagem.
Língua é usada para designar o sistema que, constituído por palavras, expressões e regras que combinam essas unidades em frases e textos é utilizado por um povo como seu principal meio de comunicação.
Linguagem, por sua vez, é usada para indicar a faculdade humana de utilizar signos para expressar ideias, sentimentos e percepções. Linguagem verbal, musical, e de sinais por exemplo.
1.4 - CONCEPÇÕES SOBRE A GRAMÁTICA
O termo "gramática", como tem sido destacado por diversos autores, é polissêmico. "É um conjunto de regras que presidem o funcionamento da língua".
"Seu objetivo nesse caso, é apresentar um registro geral das regras que são realmente seguidas pelos falantes".
"Numa terceira concepção, o conjunto de regras pode se referir à descrição do conhecimento que o falante tem da língua e a gramática, neste caso, é chamada de internalizada, normativa, descritiva e internalizada.
1.5 - CARACTERÍSTICAS DO ENSINO DA GRAMÁTICA
Ele deve levar em conta a relação com as outras variedades, tanto orais como escritas da língua.
O erro é inadequado para se referir a qualquer variedade linguística.
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